20 novembro 2006

OFICINA DE LEITURA

Postando comentários do grupo no blog/situação significativa de leitura e escrita.

Indignado estou...
Eu tenho fome sim...
Quero acesso sim...

Ao livro, Ao Conhecimento, Ao Mundo...

Como justificar um projeto de leitura inicialmente voltado para um grupo base1 (jovens que participam desde o início do projeto Gatas de Rua) e não perder de vista a ampliação e sustentabilidade de uma comunidade leitora em rede? É com essa intencionalidade que construímos um projeto de leitura com o objetivo de promover um diálogo entre as diferentes tribos, espaços e comportamento leitor. Daí, justificar o porque do nome ser CIDADE INTERLIGADA- COMUNIDADE LEITORA.

Questão 1

Como me tornei leitor?

"Existem duas formas da gente se tornar leitor: a primeira é por necessidade e a segunda por prazer. Ainda lembro que eu e Gil, meu irmão, sempre pagávamos o maior mico por não saber ler as linhas dos ônibus, preços, o nome dos alimentos... E aí o que acontecia era que sempre dependia de outra pessoa para nos orientar e isso era horrível. Então saber ler de verdade era o nosso maior desejo. E ler por prazer aconteceu com o livro A Máquina de Adriana Falcão. Este livro a gente começa e não tem mais vontade de parar, ele tem uma história. Outras pessoas já leram e é um livro que Gil ganhou de presente. Hoje Ângelo, meu companheiro, tá querendo ler também porque viu que eu troco o livro por qualquer programa de televisão. Agora vou começar a ler As Mil e Uma Noites, de Malba Tahan, versão de Antoine Galand".
(Alice Mariana, aluna da oficina de leitura).

1 Comments:

Blogger Irmã do Quilombo said...

Ser leitor é ser um viajante da fantasia, é entrar em todos os mundos sem pedir licença,sem passaporte,sem lenço,sem documento,sem medidas de tempo,transgedindo milênios,podendo ir desde a criaçâo do mundo,até á busca da solução dos problemas sociais.
Mais o melhor é poder fazer tudo isso em grupo discutindo,comentando,saboreando cada aventura.
Valeu gatas de rua!

8:45 PM  

Postar um comentário

<< Home