26 novembro 2006

OFICINA DE HIP-HOP (Verso e Rima)


O olhar estrangeiro para um espaço de produção "marginal".
O que faz um espaço ser "marginal"?????

- Fazer parte do MSTS (MOVIMENTO DOS SEM TETO SALVADOR - OCUPAÇÃO CLUBE PORTUGUÊS) pode ser?
- Realizar oficinas de formação com crianças e adolescentes "marginais"?
- Fazer parte de um movimento "marginal"?
- Ser/Ter/Ler MarginalMente?

Não vou conceituar nem escrever sobre o movimento hip-hop, não sou autorizada, nem tenho competência para, e ainda não me sinto legitimada, mas, escrevi. Me sinto sim na obrigação de comentar e postar o que foi possível registrar das produções dos gatos e gatas de rua, ainda que com um olhar estrangeiro sobre o que pude observar na oficina realizada por Nêgo Juno, no MSTS. Fiquei a pensar no decorrer da oficina se o que acontecia ali não seria a explicitação do romper com a dicotomia entre teoria e prática. A prática e a teoria se misturavam com tamanha elegância que o conceito de rima e o conceito de verso chegavam no espaço de formação como um exemplo e a intervenção, a interlocução, era tão imediata que os gatos e gatas se sentiam desafiados e respondiam ao desafio produzindo Rimas e Versos através da linguagem oral e em seguida da linguagem escrita, maravilhada ainda. O convite é que todos possam contribuir e continuar refletindo sobre.

Rimas e Versos/Versos e Rimas no M.S.T.S
(1ª oficina de versos e rimas - 25/11/06)

E assim começou... O professor falou conceitualmente o que era rima e verso e em seguida, não sei se intencionalmente, mas pareceu uma apresentação quando desafiou o grupo a fazer versos a rimar. Em negrito preto estão os desafios e em negrito vermelho as respostas aos desafios.

Meu nome é NEGO JUNO.
Eu jogo Capoeira
Moro na Favela
e tenho sangue azul na veia

(Intervenção com o grupo: Porque sangue azul? Por ser nobre? Então mesmo morando na favela somos nobres? Podemos colocar então sangue negro nas veias? Sangue negro também seria nobre?)

Meu nome é NEGO JUNO
Eu jogo Capoeira
Moro na Favela
e tenho sangue NEGRO na veia
(produção coletiva)

(De agora em diante é com vocês... E assim foi).

JACIARA minha parceira,
escute o que vou te dizer:
queremos atenção, educação.
Sem Teto também é Cidadão
(Taiane)

Minha amiga LAIDIANE
olha o que eu vou te dizer,
joga logo esse RAP
para te fortalecer.
(Gilvan)

JUNO meu amigo
escute o que vou te dizer,
Os Sem Teto tão na área
veja só o que vai acontecer.
(Jonatas)

Quando você for embora,
por favor pense em nós
Você é NEGO JUNO
Você que dá a Voz
(Laidiane)

(...) Outros serão postados, alguns com autoria, outros que só foi possível registrar, talvez faltando pedaços, porque era uma intervenção utilizando só a linguagem oral e outros tantos são de crianças não alfabetizadas convencionalmente.

TAIANE minha amiga
escute o que eu vou te falar
Hip-Hop tá na área
Você vai ter que me ensinar
(autor desconhecido, que falha)

1 Comments:

Blogger Irmã do Quilombo said...

Ver nascer a oficina de hip-hop,dentro do gatas de rua,foi um sonho realizado.Mas,ver a resposta das crianças,diante da dedicaçâo do professor,foi realmente ilário,mágico,emocionamte.
parabéns gatas de rua!parabéns MC JUNO!

8:10 PM  

Postar um comentário

<< Home